300
Está saindo agora nos cinemas essa grande produção que já está sendo rodada há um bom tempo (eu espero o filme pelo menos desde o final de 2005). 300 é baseado na obra de Frank Miller, um importante autor de história em quadrinhos que lançou algumas grafic novels (histórias em quadrinhos em um formato diferenciado), entre elas a saga dos espartanos contra os persas.
O filme tem provocado muitos comentários. Um dos comentários maiores aqui no Brasil é o Rodrigo Santoro,ator que interpreta Xerxes, o rei persa de 3 metros de altura. Na verdade Santoro gravou quase todo o filme com fundo verde e depois foi inserido no filme. Aliás, outro comentário, o filme é cheio de estratégias desse formato: atores contracenando com aqueles fundos verdes e depois as imagens recebem os backgrounds, quase um desenho animado em alguns momentos. Mas muito bem feito pelo que pude ver.
Uma outra polêmica muito grande é o conteúdo histórico em si do filme. Na verdade, ele mostra algumas coisas fiéis a história e outras não. A violência e barbárie dos persas no filme, que foi alvo de críticas do governo do Irã (que fica no território da antiga Pérsia), é um exagero, por exemplo. Os números de soldados gregos (os 300), contra o um milhão de persas são fantásticos.
Mas uma coisa posso acreditar: esse vai ser um dos filmes mais assistidos aqui no Brasil em 2007. E em vestibulares podem estar aparecendo questões ilutradas com o filme (coisa que a UFSM gosta de fazer).
Por isso, antevendo possíveis questões sobre o tema nos vestibulares 2007/2008, resolvi escrever uma breve história da batalha de termópilas (que é a batalha do filme) e das Guerras Médicas, nas quais está esta batalha.
Recomendo: assistam 300, acredito que é diversão garantida. Depois leiam o texto do link abaixo, comentando sobre o filme e a guerra.
7 comentários:
e ae rapaz!
Sou teu aluno no cipel em sta rosa!! o cara que sobrou pegando o busão no meio das gurias ontem lá!!! hehehehe
abração !! e to esperando as dicas ae!!
Mestre Bussunda quanto tempo...
eu vi esse filme em um onibús voltando de uma viagem, eu não achei grande coisa, fora os efeitos que são bem feitos.
Esses 300 espartanos realmente existiram mas eles não lutaram sozinhos, o exercito ateniense lutou ao lado deles e outra coisa, no filme os soldados nem armadura usam...assim nem chuck norris...
E o Rodrigo Santoro fico muito estranho,uhauahuahuaha
Daee Sr. Bussunnddaaa!! Tão tá neh Sr. q tem ética, por enquanto eu vou achando que a "n sei oq la de fogo, de fumaça algo parecido, no céu" é teatro, uhahuahuhauuha...
Mas como eu tenho um exelente mestre fiquei sabendo que não é, que dize na verdade não fiquei sabendo o que era os talz avianzinhus fazendo fumaça no céu, ahh coisa sem importancia, mas não era bem sobre isso q eu ia falar, hehe... Nos contarão, um certo dia q o sr. ia esplica na aula como foi a viagem com o prof. Anderson, aquela q vocês ficarão no mesmo quarto, disserão que foi otima, não é?? Ahh bussunndinhaa conta ai pra nos como q foi essa tua viagenzinha! hhehuhauhuaa..
Eu disse q eu ia me cobra lembra? heheh.. n to brincando.. Passando pra deixa um abraço e dize q nos aqui de Cruz Alta vamos ter q espera pra ver o filme (300), centados néh, pq aqui é dificil o negócio.. haahua quem sabe daqui mais uns 3 meses ele chega! hehe!
Victor Gruhn - Aluno Cipel Cruz Alta
Parabéns Mestre Bussunda.
Visitei o blog para ler a respeito da batalha das Termópilas e aprendi mais um pouco a respeito das Guerras Médicas, muito elucidativo o material. Obrigado pela publicação. Marazini. Aluno Pré-Medi - Turma 1 - Passo Fundo.
blogussunda!
grande ideia, já coloquei teu blog na minha lista de favoritos! huahuahua!
abs!
PS: e aquelas geladas?
Daeee rapaz !!!
Tah nessa vida de blogueiro agora ?? Daqui a pouco tu já tá na Globo... Hehehe....
Eu vi esse filme no cinema. Bah, nao sei se a historia condiz ou nao com a realidade (também o que interessa né, filme é filme, história é história.. hehehe...) mas visualmente falando tu não vai achar nada mais massa !!! Cada cena do filme é uma pintura! Muito massa!!!
Falow!
Abraço e nos vemos na terrinha....
Espartanos=Gays....
Segundo o Bussunda nos disse no semestral tarde....
Postar um comentário